Pular para o conteúdo principal

IBU <=> Amargor


      O que significa a sigla IBU nos rótulos das cervejas artesanais?
    Em inglês, IBU é a abreviatura para International Bitterness Unit (algo como Unidade de Amargor Internacional), que classifica uma cerveja pela intensidade do amargor apresentado. Quanto maior a intensidade (IBU), mais amarga é a cerveja.

    O cálculo é feito pela quantidade em gramas de lúpulo que vai ser utilizada, a quantidade de alfa-ácidos do lúpulo, a densidade do mosto, o tempo de fervura e o volume em litros do mosto estimado para ir para o fermentador. Os valores de IBU obtidos em uma cerveja correspondem à concentração de iso-alfa-ácidos diluídos na cerveja, seguindo a regra 1 IBU corresponde a 1mg de iso-alfa-ácido por litro.

  Deixando essa parte do cálculo de lado, pois importa mais aos mestres cervejeiros, é através desse processo que temos o número de IBU e que podemos ter uma ideia do quão amarga é uma cerveja. Cada cerveja será produzida de acordo com o seu estilo. Estilo este que está incluído num guia, e catalogado com base nas informações das cervejas, como por exemple cor, cheiro, sabor e amargor. É o Guia de Estilos de Cerveja do BJCP (Beer Judge Certification Program).

   O BJCP, foi criado em 1985, nos Estados Unidos, na intenção de certificar juízes para concursos cervejeiros. O BJCP catalogou uma infinidade de tipos e estilos de cerveja e posteriormente elaborou um guia de estilos, que até hoje é utilizado por vários cervejeiros em todo o mundo. 

   A quantidade de IBU de uma cerveja pode variar até impressionantes 120 IBU’s, porém dizem que a partir dos 100 ou 120, a diferença de amargor passa a não ser mais percebida pelo homem.

   Uma American Lager pode ter uma variação de 8 a 15 IBU’s. Uma Vienna Lager, de 15 a 30. A Special Bitter, de 25 a 40. Uma Russian Imperial Stout, de 50 a 90. E uma Imperial IPA, de 60 a 120 IBU’s. Geralmente as cervejas com alto IBU também tem alto grau de teor alcoólico, que no rótulo é a sigla ABV (Alcohol By Volume). Mas isso não é uma regra. Existem cervejas com o IBU não tão alto e ABV acima de 8%, que é o caso da Belgian Strong Golden Ale.

   E aí? Vai passar a reparar o grau de amargor nos rótulos agora?


Fontes: https://www.beerbier.com.br/
https://opabier.com.br/
https://www.bjcp.org/
http://www.brejas.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eventos Cervejeiros

👉 SAIBA O QUE TÁ ROLANDO POR AÍ! 👉 PRINCIPAIS EVENTOS CERVEJEIROS NOS PRÓXIMOS FINAIS DE SEMANA: OKTOBERFEST RIO 2018 A Marina da Glória será palco da 1ª Edição do Oktoberfest Rio 2018. Mais de 150 rótulos de cerveja, gastronomia alemã e muitos shows.  Lançamento exclusivo da Brahma Heller Bock. Medalha de Ouro no Festival Brasileiro de Cervejas em Blumenal e Medalha de Prata no International Beer Challenge. Data: 19 a 21 de Outubro de 2018. Horários: 19/10 - sexta - 17h. 20/10 - sábado - 13h. 21/10 - domingo - 12h. 👆👉Mais informações: https://www.facebook.com/events/1109959965823652/ REPENSE CERVEJA FESTIVAL 2018 Festival Anual organizado pela Cervejaria 2 Cabeças, que em 2018 chega na sua quarta edição, com participação de diversas cervejarias convidadas. Serão lançados diversos rótulos colaborativos, de variados estilos com marcas de diversos estados brasileiros. Data: 27 de Outubro de 2018. Horários: 14h às 20h. Local: Casa de Espan

O estilo American IPA.

   Vou contar pra vocês a história do estilo queridinho dos cervejeiros de plantão! O estilo India Pale Ale surgiu na época em que a Índia era uma colônia da Inglaterra, e muitos ingleses passaram a viver por lá devido à expansão das operações comerciais com as Índias Orientais. Esses ingleses precisavam ser abastecidos pelos produtos britânicos, como mantimentos para consumo, comércio e bens materiais. E dentre esses produtos, não podia faltar a cerveja. Contudo, em virtude da grande distância entre um país e outro, e como as cervejas eram transportadas nos porões dos navios extremamente quentes, a cerveja tinha seu sabor alterado, estragado, precisando de mais lúpulos e mais álcool para que ela aguentasse viagens mais longas sem que se degradasse, já que o lúpulo é um conservante natural. Dessa forma, surgiu a cerveja IPA. Há quem diga que essa história é uma lenda e há quem diga que foi isso de fato. Mas a verdade mesmo é que essa carga a mais de lúpulo deu muito certo, e hoje é o e