Pular para o conteúdo principal

O estilo American IPA.

  Vou contar pra vocês a história do estilo queridinho dos cervejeiros de plantão!

O estilo India Pale Ale surgiu na época em que a Índia era uma colônia da Inglaterra, e muitos ingleses passaram a viver por lá devido à expansão das operações comerciais com as Índias Orientais.
Esses ingleses precisavam ser abastecidos pelos produtos britânicos, como mantimentos para consumo, comércio e bens materiais. E dentre esses produtos, não podia faltar a cerveja.

Contudo, em virtude da grande distância entre um país e outro, e como as cervejas eram transportadas nos porões dos navios extremamente quentes, a cerveja tinha seu sabor alterado, estragado, precisando de mais lúpulos e mais álcool para que ela aguentasse viagens mais longas sem que se degradasse, já que o lúpulo é um conservante natural.

Dessa forma, surgiu a cerveja IPA. Há quem diga que essa história é uma lenda e há quem diga que foi isso de fato. Mas a verdade mesmo é que essa carga a mais de lúpulo deu muito certo, e hoje é o estilo mais popular entre as escolhas das artesanais.

O estilo India Pale Ale ganhou muita força nos Estados Unidos, fazendo com que as receitas antigas inglesas ganhassem versões com lúpulos americanos (Simcoe, Citra, Amarillo, Cascade, Centennial, Columbus etc), denominadas American IPA.
Hoje, existem inúmeras variações desse estilo como as Imperial IPA, Black IPA, White IPA, Session IPA, Belgian IPA, New England IPA, Red IPA, Rye IPA, entre outras.

A IPA deve ter um amargor marcante e aromas intensos, geralmente são aromas cítricos, como laranja, manga, maracujá, também notas florais e um discreto caramelo. Harmoniza-se com pratos de sabores fortes e apimentados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IBU <=> Amargor

       O que significa a sigla IBU nos rótulos das cervejas artesanais?     Em inglês, IBU é a abreviatura para International Bitterness Unit (algo como Unidade de Amargor Internacional), que classifica uma cerveja pela intensidade do amargor apresentado. Quanto maior a intensidade (IBU), mais amarga é a cerveja.     O cálculo é feito pela quantidade em gramas de lúpulo que vai ser utilizada, a quantidade de alfa-ácidos do lúpulo, a densidade do mosto, o tempo de fervura e o volume em litros do mosto estimado para ir para o fermentador. Os valores de IBU obtidos em uma cerveja correspondem à concentração de iso-alfa-ácidos diluídos na cerveja, seguindo a regra 1 IBU corresponde a 1mg de iso-alfa-ácido por litro.   Deixando essa parte do cálculo de lado, pois importa mais aos mestres cervejeiros, é através desse processo que temos o número de IBU e que podemos ter uma ideia do quão amarga é uma cerveja. Cada cerveja será produzida de acordo com o seu estilo. Estilo este que

Eventos Cervejeiros

👉 SAIBA O QUE TÁ ROLANDO POR AÍ! 👉 PRINCIPAIS EVENTOS CERVEJEIROS NOS PRÓXIMOS FINAIS DE SEMANA: OKTOBERFEST RIO 2018 A Marina da Glória será palco da 1ª Edição do Oktoberfest Rio 2018. Mais de 150 rótulos de cerveja, gastronomia alemã e muitos shows.  Lançamento exclusivo da Brahma Heller Bock. Medalha de Ouro no Festival Brasileiro de Cervejas em Blumenal e Medalha de Prata no International Beer Challenge. Data: 19 a 21 de Outubro de 2018. Horários: 19/10 - sexta - 17h. 20/10 - sábado - 13h. 21/10 - domingo - 12h. 👆👉Mais informações: https://www.facebook.com/events/1109959965823652/ REPENSE CERVEJA FESTIVAL 2018 Festival Anual organizado pela Cervejaria 2 Cabeças, que em 2018 chega na sua quarta edição, com participação de diversas cervejarias convidadas. Serão lançados diversos rótulos colaborativos, de variados estilos com marcas de diversos estados brasileiros. Data: 27 de Outubro de 2018. Horários: 14h às 20h. Local: Casa de Espan